Competições Nacionais Canceladas: Andebol, basquetebol, hóquei em patins e voleibol

Compartir


As competições nacionais de andebol, basquetebol, hóquei em patins e voleibol foram canceladas pelas respectivas federações, devido à pandemia que estamos a atravessar.

Esta decisão faz com que não exista apuramento de campeões ou descidas.

Líderes das competições nacionais por modalidade:

– Benfica liderava os campeonatos de voleibol e hóquei em patins;

– FC Porto o de andebol

– Sporting o de basquetebol.


Segundo a nota conjunta, executa-se da ausência de descidas no hóquei em patins «e nos casos em que as federações já tenham comunicado a perda de direitos desportivos».

Serão realizadas «competições de apuramento para as subidas de divisão em todos os níveis competitivos», exceto quando direitos desportivos já tiverem sido atribuídos pelas federações.


Estas provas de qualificação terão lugar no início da temporada de 2020/21, em moldes ainda a anunciar, na qual poderão participar atletas inscritos para a próxima época, não sendo obrigatório que sejam os atletas registados em 2019/20.

O apuramento para as competições europeias das modalidades terá por base o «critério desportivo da classificação no momento da suspensão das respectivas competições».


Esta quinta-feira, o primeiro-ministro António Costa vai apresentar várias medidas para o país após o fim do estado de emergência, entre as quais uma decisão final sobre a possível retoma de campeonatos relativos a 2019/20, onde o foco está nos dois campeonatos profissionais de futebol.